Type

Database

Thumbnail

Search results

130 records were found.

Escultura de vulto que representa São Caetano em posição frontal, rígida. Enverga, como teatino, sotaina negra e sobrepeliz branca, encimada na zona do pescoço por colarinho sacerdotal, referência à sua condição, reforçada pela presença da estola. A cruz que empunha na mão esquerda alude à sua condição de confessor. O livro aberto que exibe na mão direita contém uma conhecida fórmula rogatória que funciona simultaneamente como identificação do representado: Ora pro nobis Sancte Caietane.
Representação de São Sebastião Martirizado. Encontra-se preso a um tronco verde, envergando apenas um perisonio branco com rebordo dourado. O santo é figurado em posição frontal, com cabeça e tronco descaídos para a direita. O cabelo é castanho, ondulado e de tamanho médio. O braço direito, com uma flecha cravada no antebraço, está elevado e pousado sob a cabeça e preso com uma corda larga. Sobre os ombros caiem dois galões com franjas amarelas, e ao pescoço exibe uma espécie de colar dourado. Sebastião encontra-se preso ao tronco, com braço esquerdo atrás das costas, tendo uma flecha crivada perto do ombro. Do lado direito, ao nível da cintura, aparece uma saliência do tronco e, no lado esquerdo, outra flecha. Na coxa direita está cravada nova flecha, e,ao nível do joelho, aparece uma saliência do tronco.
Santo António de Lisboa está representado em posição frontal, tonsurado e imberbe. Enverga o burel talar e uma capa, cingida pelo cordão. Sustenta na mão esquerda o livro posicionado na horizontal, com lombada dourada, sobre o qual assenta o Menino Jesus, de pé, desnudado e de cabelo encaracolado. A tiracolo surge a sacola do pão, que o santo parece amparar com a mão direita ao nível do peito. O santo calça sandálias e assenta numa peanha de secção irregular que tem a inscrição S. António dos esquecidos.
Escultura de vulto que representa um Santo Bispo, em posição frontal, envergando uma veste azul ornada com motivos fitomórficos dourados, por cima uma sobrepeliz branca com ornamentos fitomórficos dourados; Sobre os ombros cai um pluvial esverdeado no interior e exterior vermelho com um debrum e ornamentos dourados. Na cabeça enverga uma mitra dourada, sendo visíveis os pendentes. O cabelo é curto e escuro. Na mão direita enverga o báculo e na mão esquerda um livro fechado de capa vermelha. São ainda visíveis os sapatos.
São Luís Rei de França, patrono dos Irmãos da Ordem Terceira, surge aqui representado como franciscano, sendo a condição de chefe monarca apenas levemente sugerida pela capa e pela gravata. O livro encimado pelo crânio que ostenta na mão esquerda alude directamente à penitência, característica que também é indiciada pelo semblante mortificado que não lembra o de um poderoso rei. A coroa não é a real, mas a de espinhos, relíquia associada à Paixão do Senhor e que São Luís trouxe para o Ocidente cristão. O próprio lugar do ceptro, que costuma segurar na mão direita, é preenchido pela imagem do Crucificado, como que exibindo a verdadeira via para a salvação.
Escultura de vulto representando a Virgem ao pé da Cruz, em posição orante, de mãos juntas sobre o peito, cabeça erguida e inclinada para a esquerda. Túnica e manto exibem tonalidades verdes com filete dourado. a coifa é bege. É apenas observável um pé descalço, sobre a peanha.
Representação, sobre fundo azul, de São Boaventura, mitrado, envergando sobrepeliz e manto episcopal unido por firmal na zona peitoral. Na sua mão esquerda segura um báculo episcopal, um livro fechado e um chapéu cardinalício, enquanto que na direita empunha um crucifixo para o qual parece direccionar o olhar. Abaixo do sobrepeliz é visível parte do cinto franciscano.
Representação, sobre fundo azul, de São Luís Bispo de Toulouse, mitrado, envergando sobrepeliz e manto episcopal unido à frente através de firmal. O manto é pintado de modo a sugerir a existência de sebastos e de motivos florais no resto da composição. São Luís segura um báculo na mão direita e um livro aberto na mão esquerda. A coroa real, pousada no canto inferior direito da tela, evoca a sua condição de filho primogénito do rei de Nápoles, Carlos II d'Anjou, mas sobretudo a renúncia dessa condição para aderir à Ordem de São Francisco de Assis.
Escultura de vulto representando um Anjo Tocheiro, em posição frontal. O cabelo é encaracolado, castanho, assentando sobre os ombros e assumindo um caracol na fronte. Com as duas mãos, segura no lado esquerdo uma tocha. A perna e o pé direitos estão visíveis devido à abertura da túnica, que apresenta tonalidades douradas e ornamentação com motivos fitomórficos vermelhos. Sobre o tronco, a túnica ostenta um decote em "V", com filete avermelhado. As mangas são largas e têm uma dobra que permite ver o interior branco.
Cartela dourada retorcida, com a composição, ao centro, do escudo de Paulo Pereira Mesquita. O escudo é arredondado na ponta e partido. A destra apresenta a cruz florenciada e vazia dos Pereiras sobre campo vermelho, a sinistra mostra banda carregada com três crescentes ladeada por dois leões afrontados e trepantes, armas dos Barbosas. No timbre surge escudo com a cruz florenciada, ladeada por duas asas de ouro estendidas.
LibrariesLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin sagittis metus metus. Integer in dui ligula. Proin non felis sapien. Nullam egestas arcu vel interdum accumsan. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Fusce odio odio, dignissim vitae arcu quis, molestie vehicula sapien. Aenean semper odio auctor odio scelerisque tincidunt ut sit amet ligula. Proin hendrerit scelerisque iaculis. Donec gravida est ut nisi commodo varius.
Documentation centerLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin sagittis metus metus. Integer in dui ligula. Proin non felis sapien. Nullam egestas arcu vel interdum accumsan. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Fusce odio odio, dignissim vitae arcu quis, molestie vehicula sapien. Aenean semper odio auctor odio scelerisque tincidunt ut sit amet ligula. Proin hendrerit scelerisque iaculis. Donec gravida est ut nisi commodo varius.
MuseumsLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin sagittis metus metus. Integer in dui ligula. Proin non felis sapien. Nullam egestas arcu vel interdum accumsan. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Fusce odio odio, dignissim vitae arcu quis, molestie vehicula sapien. Aenean semper odio auctor odio scelerisque tincidunt ut sit amet ligula. Proin hendrerit scelerisque iaculis. Donec gravida est ut nisi commodo varius.