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A acção desta novela décima obra de ficção de Vasco Graça Moura decorre durante a primeira invasão francesa na confusa situação gerada pela presença das tropas napoleónicas em Portugal. A vida os amores e os projectos de futuro de Jacinto Negrão Bezerra de Albuquerque na Lisboa agitada de 1808 são-nos dados numa rápida sucessão de peripécias cujo encadeamento acaba por levar a um desfecho inexorável» (sinopse retirada da contracapa da obra)
«Em Setembro deste ano recebi por gentileza de Maria José Nogueira Pinto actual provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o catálogo da exposição "Sinais de expostos"; aí pude ler o texto de muitos dos bilhetes que acompanhavam as crianças abandonadas sobretudo no período que vai de fins do século XVIII a meados do século XIX. Entre o horror das situações e o fascínio dos pormenores concretos utilizados ou referidos como sinais acabei por escrever esta Ronda dos Meninos Expostos a que dei o subtítulo de Auto Breve de Natal [...]»
«(...) é sempre desconforme a literatura é mal-estar princípio de prazer é trabalho forçado e liberdade / é um modo mais verbal de estar no mundo e nesse mar óscar lançava as redes da pesca milagrosa aquela terra / tinha essas tradições mais literais orlas de oralidade e maresia e embarcávamos todos na traineira (...)»
«Num consultório manhoso de um bairro lisboeta duas mulheres esperam a chegada do médico em Novembro de 1975. Nas ruas cheias o ambiente é tenso e sucedem-se as manifestações naquela sala lúgubre elas estão sós consigo próprias aguardando a hora de ser atendidas. A segunda a chegar mete conversa e descobre conhecer a sua ocasional "parceira": ambas são do Porto da Foz de classe social muito diferente (a mãe de uma trabalhou para a mãe de outra) e com percursos de vida completamente distintos. E são estes percursos que afinal no fundo também têm muito em comum. É o "retrato" mais íntimo das duas mulheres que o leitor vai descobrindo através de magistrais diálogos pungentes e divertidos entre ambas - e em simultâneo interiores. Enquanto o médico não chega - e acabará mesmo por não chegar...»
Em "Quatro últimas canções" há histórias de amor e de música que se entrelaçam e desenvolvem em contraponto. Nesse contraponto o jogo de espelhos entre um espaço real e um espaço virtual as casas de Mateus e de Constantim respectivamente abre um quadro cénico que torna possível reenvios perspectiva e efeitos romanescos de vária ordem. Neste seu romance cuja primeira edição é de 1987 Vasco Graça Moura mostra a importância da lição dos nossos grandes romancistas do século XIX para a ficção de finais do século XX
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