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Gravura que descreve, na figura três, um moinho fabricado sobre uma barca. As figuras quatro e cinco representam o mesmo moinho mas com um corte segundo a sua largura.
Gravura que descreve o funcionamento de um tear. Esta é simplificada através de uma legenda numerada, com a seguinte disposição: 1 - pilares anteriores; 2 - pilares posteriores; 3 - travessa; 4 - chaves que juntam as travessas; 5 - soleira (peça que assenta no chão); 6 - banco; 7 - pés do banco; 8 - peça para regular o banco; 9 - banco onde está sentado o tecelão; 10 - sustentáculo onde se estribam as pregas dos fios; 11 - sustentáculo; 12 - duas pregas da tela; 13 - pregador de pelo; 14 - carreto, fios de diversas cores; 15 - cruzes da tela que servem para separar e cruzar os fios; 16 - cruzes para o pelo; 17 - porta - pelo, por cima dele passam todos os fios; 18 - porta - pelo, que mantém com a ajuda de duas cordas fixas a uma e a outra, um porta - pelo de número precedente; 19 - liças para a tela (o seu número varia segundo o corpo ...
Gravura que descreve o cilindro grande e o instrumento para dobar a lã ou linho. A gravura está identificada através de números com a seguinte correspondência: 1 - banco / apoio do cilindro grande; 2 - o freio; 3 - roda do cilindro grande que gira sobre o impulso que é dado com a mão e que permite trabalhar com o fuso; 4 - cubo da roda; 5 - eixo do fuso, sobre o qual vai rodando o fio, ficando em forma de cone; 6 - roda pequena sem raios; 7 - orelhinhas / membranas; 8 - pau que sustém a roda; 9 - cesto com copos (cones de linho ou lã); 10 - banco onde se distribuem os copos em forma de cone; 11 - membranas; 12 - braço da dobadeira; 13 - rodas; 14 - pau / membrana com uma estaca, que mantém firme a roda inferior; 15 - Corda; 16 - pente.
Gravura que descreve a forma e os objectos para pendurar, estender o pano para prepará-lo; identificando os objectos através dos seguintes números: 1 - Sustentáculo do estendal; 2 - tonel para humedecer a tela; 3 - caixa para colocar o pano húmido; varas com quatro ganchos para ficarem penduradas e suportarem o pano; 5 - carda feita de cardo para cardar os panos; 6 - objecto para limpar a carda; 7 - oficial limpando ou curando a carda.
Gravura que descreve os relógios de pêndulo de mola, através de três figuras. Figura I - relógio de rodas visto de perfil; Figura II - todas as rodas - a rodagem e a quadratura (redução de uma figura ou a um quadrado de igual área ou superfície. Figura III e IV modo de regular a corda.
Gravura que descreve a composição de um tear de passamaneiros. Os instrumentos estão identificados através dos seguintes números: 1 - pés direitos; 2 - carrinho; 3 - roldanas; 4 - cordéis que fazem subir os lisos altos; 5 - barritas que sustêm os lisos pequenos; 6 - lisos altos; 7 - placas de chumbo; 8 - os remos / cordas; 9 - garrote que leva o pente para golpear a trama; 10 - pente; 11 - chave do garrote; 12 - cordas; 13 - fusos; 14 - correias; 15 - bancada; 16 - tábua de apoiar os pés; 17 - travessão; 18 - fasquia que sustenta vinte e quatro ripas; 29 - cintas lisas; 20 - laços; 21 - arpões; 22 - rede; 23 - redes posteriores; 24 - calço que mantém as redes; 25 - pau de retorno; 26 - pendente de ferro; 27 - escadinha de retorno; 28 - botões de retorno.
Gravura que descreve um plano do pisão, máquina para alisar panos; identificandoos elementos que a constituem através dos seguintes número: 1 - Batente para limpar, tirar a gordura aos tecidos; 2 - pisão / batente que dá consistência aos tecidos; 3 - roda para desengordurar; 4 - roda para pisar; 5- paus da primeira roda para levantar as cabeças dos maços; 6 - paus da segunda roda; 7 - pia de desengordurar; 8 - pia de bater; maços com braços largos; 10 braços dos maços; 11 e 12 - os mesmos maços, movendo-se em torno do eixo; 13 - caldeira para dissolver o sabão; 14 - tonel para dissolver a terra argilosa.
Gravura que descreve e identifica as alfaias que são necessárias para as actividades de uma dobradora e de uma preparadora. Figura I - Preparadora. Prepara a seda, que é pendurada e presa a uma aspa ou roda. A preparador desembaraça os fios e arranja-os com a mão, para que depois possam ser dobados. Figura III - Depois de os fios terem sido preparados, separam-se e são postos nas quatro pequenas rodas da dobadeira. A imagem tem números associados: 3 - rodas para as canas; 4 - cegonha; 5 - vara; 6 - cavilha; 7 - mesa para colocar as canas, que são uns canutilhos com fios de trama; 8 - paus que sustentam a barra.
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