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Escultura de vulto que representa São Caetano em posição frontal, rígida. Enverga, como teatino, sotaina negra e sobrepeliz branca, encimada na zona do pescoço por colarinho sacerdotal, referência à sua condição, reforçada pela presença da estola. A cruz que empunha na mão esquerda alude à sua condição de confessor. O livro aberto que exibe na mão direita contém uma conhecida fórmula rogatória que funciona simultaneamente como identificação do representado: Ora pro nobis Sancte Caietane.
Imagem de Roca em posição orante sustentada por uma gaiola de madeira, que ocupa a zona dos membros inferiores, encimada por escultura de vulto a partir da cintura.
A presente imagem de vulto de Santo António apresenta-o tonsurado, marca da adesão à vida religiosa, vestindo o hábito franciscano cingido por cordão mendicante e ornado com um filete dourado na gola. Na mão direita segura o livro pela lombada, que pode remeter quer para o Evangelho quer para a sua condição de Doutor da Igreja e orador sacro, pregador eminente. Na esquerda empunha a cruz, seguramente um dos atributos mais antigos e pessoais do santo, reveladora do espírito missionário de António e da sua condição de confessor, percorrida na haste e no braço por desenhos com motivos vegetalistas.
Escultura de vulto que representa a Virgem da Rosa, em posição frontal. Enverga uma túnica rosada, cingida, e um manto azul claro ornado na orla a dourado. Na mão esquerda segura o Menino, nu, de cabelo castanho, que tem a mão esquerda sobre o peito da Virgem, quase unida à mão direita da Virgem.
Santa Rosa de Viterbo é aqui representada de pé e em posição frontal, com olhar ligeiramente inclinado para cima. Enverga hábito acastanhado cingido por cordão de cinco nós, ornado a dourado com motivos fitomórficos, e manto esvoaçante que envolve os ombros, unindo as pontas à frente, um pouco abaixo do pescoço, com a mesma gramática ornamental. Sobre a cabeça apresenta a coifa de cor clara, que lhe moldura o rosto com orla dourada, e o véu por cima. Na mão direita segura um crucifixo, que pode já não ser genuíno, e na esquerda, sustenta a aba do manto e as rosas de cores violáceas e azuis, que funcionam como arma falante, na sequência do célebre milagre que também lhe é atribuído. Apenas as pontas dos sapatos, ornadas com esferas douradas, se encontram visíveis sobre a peanha circular, que mostra a inscrição S. ROSA DE VITERBO.
Escultura de vulto representando a Santíssima Trindade, a que falta Jesus Cristo. A figura de Pai apresenta-se sedente num trono de nuvens que envolvem várias cabeças de serafins, coroado com tiara tripla, de barba longa e ondulada. Enverga túnica e manto lançado sobre as costas, abrindo na zona do peito devido à posição estendida das mãos, onde estaria suspenso Jesus Cristo pregado à cruz. No regaço, lugar originalmente ocupado pela figura do Redentor, aparece a pomba branca do Espírito Santo, de asas abertas, com o pescoço voltado para a direita.
São Lúcio é aqui representado em posição frontal. A face é moldurada pela barba e pelos cabelos ondulados, que tombam sobre os ombros. Enverga hábito castanho ornamentado com decoração vegetalista a dourado, cingido por cordão de três nós, notando-se um flectir do joelho direito que alterna com as pregas. A posição das mãos, com os dedos polegar e indicador semicerrados, indica que seguravam elementos caracterizadores, genéricos ou específicos, que entretanto desapareceram. Os sapatos apoiam em peanha marmoreada de secção poligonal com a inscrição S. LUCIO.
Representação de São Sebastião Martirizado. Encontra-se preso a um tronco verde, envergando apenas um perisonio branco com rebordo dourado. O santo é figurado em posição frontal, com cabeça e tronco descaídos para a direita. O cabelo é castanho, ondulado e de tamanho médio. O braço direito, com uma flecha cravada no antebraço, está elevado e pousado sob a cabeça e preso com uma corda larga. Sobre os ombros caiem dois galões com franjas amarelas, e ao pescoço exibe uma espécie de colar dourado. Sebastião encontra-se preso ao tronco, com braço esquerdo atrás das costas, tendo uma flecha crivada perto do ombro. Do lado direito, ao nível da cintura, aparece uma saliência do tronco e, no lado esquerdo, outra flecha. Na coxa direita está cravada nova flecha, e,ao nível do joelho, aparece uma saliência do tronco.
Santo António de Lisboa está representado em posição frontal, tonsurado e imberbe. Enverga o burel talar e uma capa, cingida pelo cordão. Sustenta na mão esquerda o livro posicionado na horizontal, com lombada dourada, sobre o qual assenta o Menino Jesus, de pé, desnudado e de cabelo encaracolado. A tiracolo surge a sacola do pão, que o santo parece amparar com a mão direita ao nível do peito. O santo calça sandálias e assenta numa peanha de secção irregular que tem a inscrição S. António dos esquecidos.
Escultura de vulto que representa São Francisco de Assis, de pé, em posição frontal. O capucho franciscano, não subido, cai em pirâmide invertida mas só é visível na parte traseira da imagem, que é escavada na zona inferior. O tronco e a cabeça tonsurada inclinam-se ligeiramente para a direita, conferindo um maior dinamismo à imagem. O cabelo e a barba são encaracolados, a boca entreaberta e os olhos salientes. Enverga hábito de cores acastanhadas polvilhado de ornamentação fitomórfica, debruado no limite inferior a filete dourado, cingido na cintura por duplo cordão que torce ao tombar e forma vários nós, mais do que os habituais três, que simbolizam a pobreza, a obediência e a castidade, os três votos franciscanos. Um rosário pende do cordão, rematado por uma pequena cruz latina. Na mão esquerda segura uma caveira e na direita um cru...
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