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Escultura de vulto que representa São Caetano em posição frontal, rígida. Enverga, como teatino, sotaina negra e sobrepeliz branca, encimada na zona do pescoço por colarinho sacerdotal, referência à sua condição, reforçada pela presença da estola. A cruz que empunha na mão esquerda alude à sua condição de confessor. O livro aberto que exibe na mão direita contém uma conhecida fórmula rogatória que funciona simultaneamente como identificação do representado: Ora pro nobis Sancte Caietane.
Imagem de Roca em posição orante sustentada por uma gaiola de madeira, que ocupa a zona dos membros inferiores, encimada por escultura de vulto a partir da cintura.
A presente imagem de vulto de Santo António apresenta-o tonsurado, marca da adesão à vida religiosa, vestindo o hábito franciscano cingido por cordão mendicante e ornado com um filete dourado na gola. Na mão direita segura o livro pela lombada, que pode remeter quer para o Evangelho quer para a sua condição de Doutor da Igreja e orador sacro, pregador eminente. Na esquerda empunha a cruz, seguramente um dos atributos mais antigos e pessoais do santo, reveladora do espírito missionário de António e da sua condição de confessor, percorrida na haste e no braço por desenhos com motivos vegetalistas.
Escultura de vulto que representa a Virgem da Rosa, em posição frontal. Enverga uma túnica rosada, cingida, e um manto azul claro ornado na orla a dourado. Na mão esquerda segura o Menino, nu, de cabelo castanho, que tem a mão esquerda sobre o peito da Virgem, quase unida à mão direita da Virgem.
Santa Rosa de Viterbo é aqui representada de pé e em posição frontal, com olhar ligeiramente inclinado para cima. Enverga hábito acastanhado cingido por cordão de cinco nós, ornado a dourado com motivos fitomórficos, e manto esvoaçante que envolve os ombros, unindo as pontas à frente, um pouco abaixo do pescoço, com a mesma gramática ornamental. Sobre a cabeça apresenta a coifa de cor clara, que lhe moldura o rosto com orla dourada, e o véu por cima. Na mão direita segura um crucifixo, que pode já não ser genuíno, e na esquerda, sustenta a aba do manto e as rosas de cores violáceas e azuis, que funcionam como arma falante, na sequência do célebre milagre que também lhe é atribuído. Apenas as pontas dos sapatos, ornadas com esferas douradas, se encontram visíveis sobre a peanha circular, que mostra a inscrição S. ROSA DE VITERBO.
Escultura de vulto representando a Santíssima Trindade, a que falta Jesus Cristo. A figura de Pai apresenta-se sedente num trono de nuvens que envolvem várias cabeças de serafins, coroado com tiara tripla, de barba longa e ondulada. Enverga túnica e manto lançado sobre as costas, abrindo na zona do peito devido à posição estendida das mãos, onde estaria suspenso Jesus Cristo pregado à cruz. No regaço, lugar originalmente ocupado pela figura do Redentor, aparece a pomba branca do Espírito Santo, de asas abertas, com o pescoço voltado para a direita.
São Lúcio é aqui representado em posição frontal. A face é moldurada pela barba e pelos cabelos ondulados, que tombam sobre os ombros. Enverga hábito castanho ornamentado com decoração vegetalista a dourado, cingido por cordão de três nós, notando-se um flectir do joelho direito que alterna com as pregas. A posição das mãos, com os dedos polegar e indicador semicerrados, indica que seguravam elementos caracterizadores, genéricos ou específicos, que entretanto desapareceram. Os sapatos apoiam em peanha marmoreada de secção poligonal com a inscrição S. LUCIO.
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